Conversor Catalítico de Oxidação
Objetivo: Orientar a instalação de conversores catalíticos em Grupos Geradores ou
motores estacionários para equipamentos de construção que operem em condições
semelhantes.
Aplicação: Equipamentos com motores diesel de 40kVA a 4100KVA ou de 2" a 14".
Composição: Catalisador com colméia metálica, com revestimento catalítico, fixado
em estrutura de aço inox (cones e flanges) ou em aço carbono. Os catalisadores
são revestidos de uma mistura de óxidos e metais nobres do grupo da Platina.
Este revestimento gera sítios ativos onde os gases são convertidos através de
reação de oxidação. O catalisador com suporte em colméia é amplamente utilizado
em caminhões, ônibus e máquinas agrícolas e estacionárias em todos os continentes.
Modelos: Catalisadores metálicos de formato redondo e catalisadores metálicos
de formato quadrado.
Lista de Motores e aplicações de acordo com orientação do fabricante.
Faixas de Conversão Esperadas:
HC (Hidrocarbonetos) à Min 60%, Max 90%*
CO (Monóxido de Carbono) à Min 70%, Max 100%*
MP (Material Particulado) à Min 10%, Max 40%**
* Detectado através de Aparelho portátil, já descontado a incerteza de medição desde que respeitados os volumes mínimos de catalisador para cada aplicação.
**Dependendo da fração orgânica solúvel presente no Material Particulado, detectado em laboratório de emissões.
Também há conversão de aldeídos (RCHO), não detectado por aparelhos portáteis, além da eliminação de odor.
O NOx (óxidos de nitrogênio) são minimamente convertidos pelos catalisadores de oxidação, uma vez que a reação necessária para a conversão deste poluente é a redução. A redução em níveis aceitáveis só ocorre na presença de um reagente e catalisador específico, tais como três vias (mistura rica, pobre em oxigênio, como reagente) ou SCR (utilizando amônia como reagente).
O catalisador de oxidação não elimina a fumaça. A fumaça ocorre através da geração de fuligem encontrada no material particulado. Para ser totalmente eliminada somente com a adoção de um filtro específico. Por não possuir características filtrantes, o catalisador de oxidação não eliminará a fumaça.
Este produto foi projetado para não converter as frações de enxofre presentes no combustível, evitando a formação de sulfatos e ácido sulfúrico.
As condições ideais de conversão de gases ocorrem a temperaturas mínimas de gás de exaustão de 300°C. A posição de montagem preferencial é a mais próxima da saída da turbina dom motor. A posição de montagem pode ser vertical ou horizontal.
No gráfico abaixo, podem ser verificadas as conversões utilizando a formulação desenvolvida pela Umicore em um Laboratório de Gás Sintético:
Manutenção e Utilização
Tempo de estocagem
Indeterminado, desde que guardado em local fechado, livre de umidade. O produto não deve ser empilhado, para evitar quedas e amassados em sua carcaça. Durante a utilização poderá ocorrer mudança de coloração da carcaça, por conta da temperatura dos gases de exaustão.
Nível de manutenção
A colméia dispensa manutenção durante a sua utilização. No entanto, é esperada uma curva de deterioração das emissões, de acordo com a contaminação, especialmente por óleo lubrificante, que diminui o número de sítios ativos do catalisador. O motor deverá ser revisado nos períodos pré-determinados.
Recomendamos que seja realizada inspeção de emissão de gases com aparelhos portáteis de acordo com a utilização do catalisador de oxidação. A periodicidade ideal deve ser determinada de acordo com a aplicação. A troca do catalisador deverá obedecer a critérios mínimos de performance, quando a eficiência estiver abaixo das faixas esperadas de conversão.
A vida útil do catalisador é indeterminada quando utilizado de acordo com as premissas deste manual, seguindo a correta manutenção do motor. Se o motor estiver consumindo óleo lubrificante a deterioração do catalisador poderá ser acelerada, uma vez que o óleo lubrificante possui componentes como fósforo e zinco que contaminam a superfície do catalisador reduzindo o número de sítios ativos.