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Conversor Catalítico de Oxidação

 

 

Objetivo: Orientar a instalação de conversores catalíticos em Grupos Geradores ou

motores estacionários para equipamentos de construção que operem em condições

semelhantes.

 

Aplicação: Equipamentos com motores diesel de 40kVA a 4100KVA ou de 2" a 14".

 

Composição: Catalisador com colméia metálica, com revestimento catalítico, fixado

em estrutura de aço inox (cones e flanges) ou em aço carbono. Os catalisadores

são revestidos de uma mistura de óxidos e metais nobres do grupo da Platina.

Este revestimento gera sítios ativos onde os gases são convertidos através de

reação de oxidação. O catalisador com suporte em colméia é amplamente utilizado

em caminhões, ônibus e máquinas agrícolas e estacionárias em todos os continentes.

 

 

Modelos: Catalisadores metálicos de formato redondo e catalisadores metálicos

de formato quadrado.

 

Lista de Motores e aplicações de acordo com orientação do fabricante.

 

 

Faixas de Conversão Esperadas:

 

HC (Hidrocarbonetos) à Min 60%, Max 90%*

CO (Monóxido de Carbono) à Min 70%, Max 100%*

MP (Material Particulado) à Min 10%, Max 40%**

* Detectado através de Aparelho portátil, já descontado a incerteza de medição desde que respeitados os volumes mínimos de catalisador para cada aplicação.

**Dependendo da fração orgânica solúvel presente no Material Particulado, detectado em laboratório de emissões.

Também há conversão de aldeídos (RCHO), não detectado por aparelhos portáteis, além da eliminação de odor.

 

O NOx (óxidos de nitrogênio) são minimamente convertidos pelos catalisadores de oxidação, uma vez que a reação necessária para a conversão deste poluente é a redução. A redução em níveis aceitáveis só ocorre na presença de um reagente e catalisador específico, tais como três vias (mistura rica, pobre em oxigênio, como reagente) ou SCR (utilizando amônia como reagente).

 

O catalisador de oxidação não elimina a fumaça. A fumaça ocorre através da geração de fuligem encontrada no material particulado. Para ser totalmente eliminada somente com a adoção de um filtro específico. Por não possuir características filtrantes, o catalisador de oxidação não eliminará a fumaça.

 

Este produto foi projetado para não converter as frações de enxofre presentes no combustível, evitando a formação de sulfatos e ácido sulfúrico.

 

As condições ideais de conversão de gases ocorrem a temperaturas mínimas de gás de exaustão de 300°C. A posição de montagem preferencial é a mais próxima da saída da turbina dom motor. A posição de montagem pode ser vertical ou horizontal.

 

No gráfico abaixo, podem ser verificadas as conversões utilizando a formulação desenvolvida pela Umicore em um Laboratório de Gás Sintético:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manutenção e Utilização

 

Tempo de estocagem

 

Indeterminado, desde que guardado em local fechado, livre de umidade. O produto não deve ser empilhado, para evitar quedas e amassados em sua carcaça. Durante a utilização poderá ocorrer mudança de coloração da carcaça, por conta da temperatura dos gases de exaustão.

 

Nível de manutenção

 

A colméia dispensa manutenção durante a sua utilização. No entanto, é esperada uma curva de deterioração das emissões, de acordo com a contaminação, especialmente por óleo lubrificante, que diminui o número de sítios ativos do catalisador. O motor deverá ser revisado nos períodos pré-determinados.

 

Recomendamos que seja realizada inspeção de emissão de gases com aparelhos portáteis de acordo com a utilização do catalisador de oxidação. A periodicidade ideal deve ser determinada de acordo com a aplicação. A troca do catalisador deverá obedecer a critérios mínimos de performance, quando a eficiência estiver abaixo das faixas esperadas de conversão.

 

A vida útil do catalisador é indeterminada quando utilizado de acordo com as premissas deste manual, seguindo a correta manutenção do motor. Se o motor estiver consumindo óleo lubrificante a deterioração do catalisador poderá ser acelerada, uma vez que o óleo lubrificante possui componentes como fósforo e zinco que contaminam a superfície do catalisador reduzindo o número de sítios ativos.

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